sábado, 9 de abril de 2011

The Beatles - A Hard Days Night [1964]

Às vezes, me impressiono com a capacidade que pessoas, fatos e características têm de marcar a história e se tornarem imortais. Quando essa possibilidade se constrói a partir de uma marca cultural, para mim, se torna ainda mais relevante.

E é nessa esteira que eu posso considerar que os Beatles são imortais, não importa quantos séculos se passem, quantas reviravoltas a música acabe por passar, ninguém, absolutamente ninguém, vai esquecer esses 4 caras de Liverpool.

Em 1964, esses caras já tinham o Meet The Beatles e o Second Album, seus dois primeiros discos, como os álbuns mais vendidos dos EUA. Para um Luan Santana da vida isso já seria o auge de sua carreira musical industrial. Mas, para caras assim, definitivamente não era o grude da unha do pé esquerdo.

Eles iam alcançar mais, e mais. Então, John e Paul (influenciado fortemente por Buddy Holly) decidiram compor um álbum inteiro de músicas próprias. Foi mais ou menos o seguinte: ''- Caralho, Paul, a gente até que toca direitinho, eu tenho umas coisas que eu fiz. Podemos chamá-las de Lennon/McCartney e construírmos um novo disco. - Tá bom, eu tenho umas coisas minhas também, vamos ver como fica.''

E assim, surgiu o terceiro disco, 'A Hard Day´s Night'. Fascinado por álbuns caracterizados pela simplicidade, como sou, é claro que não poderia passar desapercebido entre os meus favoritos. A Rickenbacker de 12 cordas de George Harrison deu na cara de muito guitarrista clássico que não conseguia estender o alcance do instrumento com tão poucos acordes. Era sublime. Com o sobrenome Lennon/McCartney, apesar de serem composições restritas de John, surgiram todas as músicas do disco, com exceção de 'Can´t Buy me Love', 'Things We Said Today' e 'And I Love Her' que não deixaram de ser de Paul.

Com o disco veio a consagração e a histeria nos EUA, aliados ao filme 'Os Reis do Iê-iê-iê', que configurou-se pra mim como a melhor película dos Beatles. Assim eles entraram pela porta da frente no mercado americano, e cada vez mais passariam a ganhar notoriedade internacional, com esse disco, até o fim do casamento entre os 4, o céu seria o limite.

1- A Hard Day´s Night
2- I Should Have Known Better
3- If I Fell
4- I´m Happy Just to Dance With You
5- And I Love Her
6- Tell Me Why
7- Can´t Buy Me Love
8- Anytime At All
9- I´ll Cry Instead
10- Things We Said Today
11- When I Get Home
12- You Can´t Do That
13- I´ll Be Back

Nenhum comentário:

Postar um comentário