sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Arctic Monkeys - Whatever People Say I Am, That´s What I Am Not [2006]

Você aí, cheio de espinhas na cara, ainda com a calça do colégio, depois de acabar de chegar de uma aula super chata de biologia, deve tá louco pra que dê 16h e você possa deixar esses livros de química de lado e ir pra aula de música, né não?

Pegar tua Tagima, polir ela direitinho, colocar na mochila e sair sorridente esperando conseguir completar algum solo do Ironmaiden descentemente. É assim, com pirralhos de 16 anos, que boas bandas nascem. O caminho, todo mundo sabe como é. É preciso muita fé, força, dinheiro, talento (ou nem tanto assim) e boa vontade.

O primeiro passo é arrumar amigos que tenham uma mera noção de algum instrumento, e conseguir um lugar pra que suas versões miseráveis de 'Sweet Child´o Mine' não fazerem sua mãe ser levada a delegacia por pertubação do silêncio alheio. Daí, com alguns showzinhos no colégio e na cidade, algum empresário bem-aventurado (ou nem tanto assim) gostará do material e lhe convidará para algumas sessões, que podem, depois de anos de luta árdua, virar um contrato com alguma gravadora de segunda.

Era pelo menos assim, até uns 10 anos atrás. A primeira banda a quebrar essa sequência tradicional e pé-no-saco foi o Arctic Monkeys. Esses carinhas ingleses ocasionaram um fenômeno. O 'fenômeno dos macacos árticos', até hoje denominado por mim, nasce quando uma banda consegue com muito pouco tempo junto disponibilizar seu material em redes como o myspace, a trama ou o orkut. Pessoas pouco a pouco começam a conhecer, da Inglaterra a Pernambuco, e essa mesma banda consegue com pouco esforço chegar aos ouvidos de alguma gravadora.

Não há captação de talentos, como antigamente, há oferecimento de talento. O que distorce totalmente a indústria musical, como era conhecida. Tornando esses montantes de lojas de cds totalmente inúteis para o grande público em geral. Foi assim que essa turma inglesa surgiu, e muitos apareceram logo após. Formados em Sheffield, Inglaterra, uma cidade com meio milhão de habitantes, belíssimamente encravada no meio de 7 colinas, os macacos árticos ganharam mundo. A história, clichê: em 2001, Alex Turner e Jamie Cook eram vizinhos que gostavam de rock de qualidade, passando a tocarem juntos. Na mesma escola, chamaram Andy Nicholson e Matt Helders, para formarem um quarteto.

No começo, eram apenas covers do Led Zeppellin, mas, quando Alex começou a se sentir confortável liderando a banda, vieram as primeiras composições. Em 2003, a banda começava suas próprias gravações demo, e a distribuir pela internet. Uma idéia genial, que os colocou na mira da BBC e de Mark Bull, um fotógrafo, que ao ouvir 'Fake Tales Of San Francisco', produziu o primeiro clipe da banda.

Em 2005, surgiu o primeiro EP, Five Minutes With Arctic Monkeys, que colocou os dois singles no topo do Reino Unido. No ano seguinte, a assinatura com a Domino, rendeu esse primeiro disco, Whatever People Say I Am, That´s What I Am Not. Alex é extremamente talentoso escrevendo, e a guitarra base de Jamie permeia todos os seus versos, uma combinação que há muito não aparecia com tanta força na música inglesa, se me permitem, tirem as crianças da sala pra ouvir isso. É do caralho.

Logo na segunda faixa, a ultra dançante 'I Bet You Look Good On The Dancefloor', te joga para a balada 'Riot Van', enquanto 'When The Sun Goes Down' mescla a melancolia de uma decepção amorosa, para um refrão de libertação. Com a cereja do bolo, todo o amor de 'A Certain Romance'. Bonito como poesia, é essa estréia ártica. 360.000 mil discos em uma semana, nada mal, han? Um dos melhores discos que já ouvi nesses 22 aninhos de existência. Enquanto tua vizinha aí escuta Aviões do Forró ou Luan Santana, abra bens as janelas, coloque o som no último volume, e aperte play em 'I Bet You Look Good On The Dancefloor.' Posso garantir a paz que passa a residir em você.

01- The View Of Afternoon
02- I Bet That You Look Good On The Dancefloor
03- Fake Tales Of San Francisco
04- Dancing Shoes
05- You Probably Couldn´t See For The Lights But You Were Staring Straight At Me
06- Still Take You Home
07- Riot Van
08- Red Lights Indicates Door Are Secured
09- Mardy Bum
10- Perhaps Vampires Is a Bit Strong But..
11- When The Sun Goes Down
12- From The Ritz Of the Rubble
13- A Certain Romance

Link: http://www.*4shared*.com/file/-eQMkZoY/Arctic_Monkeys_-_Whatever_Peop.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário