quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os Paralamas do Sucesso - O Passo do Lui [1984]

Minha banda de Brasília predileta. Assim como um bom time, uma banda tem que ser composta por grandes componentes. Às vezes, vale mais o coletivo que o talento individual. O Pink Floyd nunca foi composto por exímios instrumentistas, mas, criavam um som que ninguém mais conseguiu igualar. Dessa mesma forma, o grupo pode até ter um ou outro gênio e não fazer uma porcaria decente.

Os Paralamas, pelo contrário, conseguiram aliar a genialidade instrumental dos seus membros com uma qualidade muito acima da média em suas composições. Hebert, Bi e Barone são os melhores músicos de sua geração. É, são mesmo. Talvez só Edgar Scandurra possua um talento comparável a guitarra que Hebert Vianna.

Já na bateria, não consigo ver ninguém melhor que João Barone, nem o baixo de Bi parece estar perto de qualquer um de sua época. Gosto dessas comparações inseridas em um mesmo contexto histórico, essa coisa de 'melhor de todos os tempos' é uma furada, cada sujeito é proveniente de seu próprio tempo na linha de do papai Chronos.

Pois bem, querem historinha? Lá vem. Essa turma se reuniu no final da década de 70 no Rio, Hebert e Bi foram vizinhos em Brasília e se mudaram pro Rio pra estudar. Montaram um grupo junto com Vital, que depois que furou um show na Universidade Rural, nunca mais voltou, sendo substituído por João Barone. Para Vital, apenas a glória de ser eternizado no primeiro sucesso da banda: 'Vital e Sua Moto'.

Após serem a primeira banda originária de Brasília a emplacar no cenário daquela década, apareceu seu segundo cd: O Passo Do Lui. Lançado em 1984, possui a sequência mais fuderosa que eu já vi um disco nacional apresentar, é uma sequência de hits impossível de não ser ouvida várias vezes, o apogeu de 3 músicos aos seus 20 e poucos anos, tocando o que mais gostava. Se você taí pensando em como se salvar depois de ter feito merda com a namorada, ouça esse disco, talvez lhe dê idéias, até tentei refazer uma carta de amor que bem poderia ser escrita apenas com essas músicas, se quiser usar, me dê os créditos:

Por que você não olha pra mim? por trás dessa lente tem um cara legal. Entenda, que o meu erro foi crer que estar ao seu lado bastaria. Sei lá, vai ver, que a confusão fui eu que fiz! fui eu! Entendi que eu tô pagando pelos erros que eu nem sei se cometi. Pior que de todos os seus sonhos, não restou nenhum, de tudo que eu li, do pouco que eu sei, nada me resta. É, eu sei, jogos de amor são pra se jogar. Sigo assaltando a gramática, assassinando a métrica, porque você merece um amor que lhe dê aquilo que for.

Assim, Hebert Vianna desencantou como grande mente do rock nacional, ainda podendo ficar em pé, dando pulinhos e caindo nas graças de um Rock In Rio lotado. O Passo do Lui foi tão significativo nas rádios quando Nós Vamos Invadir Sua Praia ou Rádio Pirata, tocou, tocou, tocou até ninguém aguentar mais. Discos como esse, me dão aquela estranha vontade de ter vivido o que nem vivi.

Sobre a fase posterior, mais politizada, aparecerá em um próximo post, por enquanto se deleitem com a maior banda do rock nacional dos anos 80.

01 - Óculos
02- Meu Erro
03- Fui Eu
04- Romance Ideal
05- Ska
06- Mensagem de Amor
07- Me Liga
08- Assaltaram a Gramática
09- Menino e Menina
10- O Passo do Lui

Link: http://www.*4shared.com*/file/puOjN1py/1984_-_O_passo_do_Lui.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário