terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Seu Chico - Tem Mais Samba [2011]

O tempo ruge, o ritmo é alucinante. Por isso, minha vida em andar sempre por aqui anda dificultosa, mas, nada que abale a vontade, e por isso, continuo. Depois desse pequeno período ausente, taco uma preciosa peça do meu acervo. Quem gosta de Francisco Buarque de Holanda baba por qualquer releitura de sua obra, seja qual for, excetuando claro, qualquer Fresno da vida. O que vier, é lucro. Porque, sinceramente, é difícil transformar uma música do vovô em lixo.

Por isso eu, babão e fanático como de costume, tenho todos os songbooks já apresentados sobre ele, de nego desconhecido a uma turma já batida. Mas, essa, considero uma turma especial. Gosto bastante da Mula Manca e a Fabulosa Figura, banda essa em que notadamente se vê uma abordagem Buarquiana, mesmo que os mesmos neguem. É samba, é bossa, tudo bem. Mas, aqui, deixando todas as influências de lado, se faz umas melhores interpretações do cancionário desse mestre. É porque o sotaque é pernambucano? Claro que é! e tem algum indivíduo mais bairrista que eu? Mas, sobretudo pela imposição das músicas, fica logo explícito na primeira faixa desse áudio, basta escutar 'Caçada' aliada a 'Não Sonho Mais' e já se entende o que quero dizer.

A banda é formada pelo espólio do Mula Manca, retirando da jogada o Castor Luiz, não me perguntem o por quê dele não estar presente. Projetos paralelos, afinidades, joquêpô, vai saber. Com eles se alia o gênio prodígio do piano pernambucano, Victor Araújo, responsável por belos arranjos, dando até uma canjinha de Paranoid de Radiohead. Também participam Negro Grilo, Vinicíus Sarmento. Trago o áudio do cd que vem no dvd, antes que vinherem me cuspir buiufas sobre pirataria, pode ficar sabendo que esse eu vou comprar com orgulho em uma Americanas da vida, é um dvd pra se ter e rever em HD, Blue-ray e o caralho a quatro. Aliás, se alguém conseguir o áudio do dvd, ficarei muito grato.

A foto do post encontrei no blog do Tibério Azul: http://www.tiberioazul.blogspot.com/, e correspondeu a uma peladinha no campo do carioca.

'A música destrói o silêncio entre o corpo e a alma.' Anotem isso.

1- Caçada/Não Sonho Mais
2- Quem Te Viu Quem Te Vê/Paranoid Park
3- Tem Mais Samba
4- A Volta do Malandro
5- Brejo da Cruz/Morena de Angola
6- João e Maria
7- Flor da Idade
8- Não Existe Pecado ao Sul do Equador
9- Jorge Maravilha

Um comentário:

  1. Thiago, não conheço muito de chico ainda, mas o pouco que conheço me encanta. Olha a besteira que vou falar, mas o facebook me aproximou muito de chico, vou direto no aplicativo dele só ficar vendo as frases e depois da frase vou no vagalume e vejo a múisca inteira. Já copiei de um cd algumas múiscas e vou assim aos pouquinhos. chico diz muita coisa real, e é legal ver a música interpretando, é como ter uma história atrás.
    e sabe do que mais? a primeira música dele que realmente me interessou foi vc que indicou p mim. Hoje não me lembro o nome, mas tinha algo a ver com carnaval. ai fui olhar outras dele e terminei gostando de "quando o carnaval chegar" (não era essa a que eu tinha dito antes, enfim) que é uma das minhas preferidas, senaõ a preferida. :D

    ResponderExcluir