terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Validuaté - Alegria Girar [2009]

Esses caras são um bom presente de uma boa amiga do Piauí. Já que me presentou, vamo passar adiante. Somos acostumados (em 'somos', entenda caras idiotas como eu, que acha que tudo que é bom no Nordeste se faz em Pernambuco) a pensar que Recife é a capital do substrato qualitativo da música que faz no NE. Ainda bem que 'estamos' errados.

Em Natal já aparece a turma do Seu Zé (que já apareceu por aqui) e em Teresina, conhecida por ser estágio para o inferno, devido a sua temperatura ambiente moderada, aparece a turma do Validuaté. 'Válido até..' como queiram, é um bando de cara arretado, feios que dóem, mas que fazem um rock´n´roll com baladas bem construídas e letras metricamente inseridas, não é qualquer coisa, existe um pensamento por trás, como fica claro nessa definição própria da banda:

''Validuaté: é que o mar só fala de boca cheia. como um bando de gente livre pelo coração arrebatado: atitudes líricas, bregas e complexo de épico. uma música com filosofia de pára-choque de caminhão. um lugar de um tempo-espaço instigante do fantástico: validuaté: desformação de seis caras do terceiro mundo nordestino - Piauí: cidades de União e Teresina: pensando nos movimentos vários das culturas do resto do mundo''

É isso aí mesmo, o caldeirão de sentimentos que eu gosto em toda composição, amor, traição, paixão, drama, romance, gracinhas, frases de pára-choque de caminhão e refrões grudentos, tudo isso levado a cabo por alguns nordestinos, instituindo a leveza do baião com atitude rock´n´roll. Esse, se não estou enganado, é o segundo disco da banda, 'Alegria Girar'. Formada em 2004, sediada em Teresina, mas logo passando a ser radicada em São Paulo, é composta por: Zé Quaresma, Thiago, Jr Caixão, Vazin, Wágner e John Well.

Uma boa pedida pra desconfigurar meu bairrismo e felizmente ampliar meus horizontes, com vocês, a queiridinha do Piauí.

1- Pedaços de Poemas Portugueses
2- O Hermeto e o Gullar
3- Eu Só Quero Acabar com Você
4- Plaina Maravilha
5- A Onda
6- Didascália
7- Não Quero Te Agredir
8- A Lenda do Peixe Francês
9- Eu Preciso é de Você
10- Birras
11- Cortesia
12- Bruta como Antigamente
13- Alegria Girar

Link: http://www.*4shared.com*/file/eUTg_Nk-/Validuate_Alegria_Girar_2009.htm

2 comentários:

  1. Thiago, gostei muito do modo irreverente e próprio que você utiliza ao escrever... Para quem te conhece e te tem apreço (como eu), é aquela velha sensação de sentar pra tomar um vinho e bater um papo, ou conversar na sala de aula com algumas pausas pra cantarolar algumas músicas de gosto comum. hahaha... Não pare! Você é bom com as palavras. Abraço, Denise Gonçalo.

    ResponderExcluir