quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cartola - 1974 [1974]

Hoje não tô muito para textos longos, então serei o menos enfadonho possível. Eu, com certeza, devo ter alma de sambista. Tenho uma personalidade clichê mesmo, gosto de músicas que falem de amor, de Deus, de café-da-manhã e de cachaça. Porque pra mim a música é uma extensão da vida e muitas vezes é por ela imitada. Pra quê falar de carrões, de hotéis 5 estrelas, de fins de semana em Ibiza, de discussões intelectuais sobre scargot e Freud, se o pão com manteiga e café é o que mantém vivo todo dia? É por isso que vos introduzo Angenor de Oliveira, o Cartola.

Cartola tem a típica biografia que admiro, de alguém extremamente talentoso, que nunca conseguiu estar no cumo da cadeia econômica, nascendo pobre e morrendo pobre. Se existe alguém underground, esse é Cartola. Nenhum roqueiro alternativo de porta de garagem sabe o que é submundo, só quem soube de verdade, foi um sambista.

Esse é o primeiro disco do Seu Angenor, lançado em 1974, no auge de seus 66 aninhos, Cartola entoa em sua própria voz suas maiores composições, que há décadas já se faziam presentes entre as rodas de samba e os vozeirões do rádio brasileiro. Carioca do Rio, mudou-se cedo para um embrião de favela que se chamaria Mangueira. Lá, passou a ser pedreiro com 15 anos, usando um chapéu para se proteger da sujeira, ganhando o apelido que lhe acompanharia até à sua morte. Conheceu toda a roda de samba e malandragem, ajudou a fundar a Estação Primeira e começou a compôs clássicos do samba, como 'O Sol Nascerá' e 'As Rosas não Falam'.

Antes mesmo da Bossa, já se faziam letras extremamente meticulosas nos morros cariocas, seu Jobim fez apenas dar-lhes contornos de jazz americano. A música brasileira em sua essência já existia. Nada contra o pagode, mas o samba de verdade, é genuinamente brasileiro, só quem é brasileiro pode compô-lo e curtí-lo. Como eu e você, é filho da miscigenação, e se é branco na poesia, ele é negro demais no coração. O samba é Cartola, e Cartola é o samba.

Lado A
  1. Disfarça E Chora
  2. Sim
  3. Corra E Olhe O Céu
  4. Acontece
  5. Tive Sim
  6. O Sol Nascerá
Lado B
  1. Alvorada
  2. Festa Da Vinda
  3. Quem Me Vê Sorrindo
  4. Amor Proibido
  5. Ordenes E Farei
  6. Alegria
Link: http://www.*4shared.com*/file/szKCJn5y/Cartola_1974.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário