segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

James Blunt - Back to Bedlam [2005]

Esse é o disco de estréia de James Blunt. Blunt nasceu na Inglaterra, filho de um coronel do exército britânico da Air Cops. Como não poderia deixar de ser, seguiu a carreira do pai, e entrou no exército britânico, chegando ao auge de liderar um pelotão em plena Guerra do Kosovo. A missão consistia em adentrar o território inimigo, atravessar a linha de frente e devolver informações que ajudariam no planejamento dos bombardeiros.

Foi um dos primeiros militares britânicos a se instaurar na zona de guerra. Como um cara assim poderia virar uma versão 'Leoni' da música pop? É mais umas das coisas que só o amor pela música explica, pois o tal do violão o acompanhava em meio aos soldados. Daí, nasceu a canção 'No Bravery', um relato sobre a guerra.

Sobre o disco, 'Back to Bedlam' é altamente bem produzido, considero os arranjos desse cd muito bem executados, o piano que acompanha quase todas as faixas do disco é meu preferido. Sinceramente, mesmo com um hit manjado como 'You´re Beautiful', não perde a preferência entre os meus discos, sempre ouço constantemente.

Ouço porque acho bom, só isso. Amoroso e sentimental do começo ao fim, Blunt fala sobre perda, sobre despedida, sobre a superficialidade e aparência em alguns relacionamentos, culminando com um breve relato sobre Kosovo. Uma sonoridade simples que me cativa, e como já falei aqui, sou fissurado por sonoridades simples.

Blunt não é underground, não é alternativo, não foi produzido sobre o selo Cafundó dos Judas que ninguém conhece, é altamente mainstream, vende milhões e é bem conceituado principalmente na Europa. Quando a música tem qualidade, e é bem produzida, mesmo a pop, deve ser reverenciada. A ojeriza que muitos pseudo-intelectuais de merda como eu, criam, não pode se generalizar ao fato de que existem coisas boas também sendo feitas, e que nem tudo é ruim só porque é industrialmente utilizado e concebido, nem é bom porque é alternativo.

Prudência e imparcialidade também fazem parte do negócio, até na arte.


1. "High''
(James Blunt; Ricky Ross)

2. "You´re Beautiful''
(James Blunt; Sacha Skarbek; Amanda Ghost)

3. "Wisemen"
(James Blunt; Jimmy Hogarth; Sacha Skarbek)

4. "Goodbye My Lover"
(James Blunt; Sacha Skarbek)

5. "Tears and Rain" (James Blunt; Guy Chambers)

6. "Out of my Mind"
(James Blunt)

7. "So Long, Jimmy"
(James Blunt; J. Hogarth)

8. "Billy"
(James Blunt; Sacha Skarbek; Amanda Ghost)

9. ''Try"
(James Blunt; Sacha Skarbe)

10. "No Bravery"
(James Blunt; Sacha Skarbek)


Link:http://www.*4shared.com*/file/hmPDNqMh/James_BLunt_-_Back_To_BedLam_F.htm

2 comentários:

  1. Muito bom!Melhor descrição que já li sobre o álbum.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!Melhor descrição que já li sobre o álbum.
    Parabéns!

    ResponderExcluir