segunda-feira, 4 de abril de 2011

Eddie Vedder - Into The Wild [2007]

'Quero saber bem mais que os meus 20 e poucos anos..'

Cheguei à época que o pai de Fiuk descreve como uma das mais importantes da vida, sinto que cada passo que dou agora é propenso a enormes consequências para o futuro, não que eu de alguma forma me preoucupe a cada segundo com isso, mas, não é também sinal de que eu esteja me fudendo pra isso.

É por essas e outras que uma trilha sonora, e em especial uma película me fazem bem pra caramba. Eddie Vedder pra mim dispensa comentários, líder do Pearl Jam, uma das vozes mais conceituadas pra mim, posso dizer que sim, Vedder é o ''cara''. E é por isso que fazer a trilha de 'Into the Wild' de Sean Penn, aportuguesado para 'Da Natureza Selvagem' caiu como uma luva para seu primeiro disco solo. Um cara típicamente filho da sociedade americana, que com o passar dos anos, em especial durante o Governo do Bush Filho se debandeou para um lado cada vez mais crítico e niilista quanto ao modelo econômico e político de seu país (tema para outro post).

Pois bem, Into the Wild conta a história de um jovem chamado Chris McCandless, recém-bacharéu em direito, filho de uma família tradicional, que larga seu evidente futuro promissor a partir do momento que nota o quanto a sociedade é hipócrita, injusta, inescrupulosa e andante para um abismo. A partir daí, se mete em uma aventura a fim de viver sozinho no Alasca, rejeitando qualquer contato com o mundo material. Dentre algumas semelhanças claras, o fato de eu me indentificar com Chris advém de ele, assim como eu, ser um sonhador, inocente e propenso a atitudes heróicas.

O disco é uma pérola de Vedder discorrendo sobre os motivos e fatos que levaram Chris a tomar uma atitude, não fictícia, mas totalmente real, de largar à sociedade. Depois de uma análise profunda e de muita perda de tempo, cheguei a uma efetiva conclusão. Não há correspondência real de como seguir o modelo de Chris, senão o caminho da solidão e da morte, são fugas, e pra mim todo mundo que foge, é deveramente um otário. Entretanto, consegui aprender que meus passos devem ser correlatos ao que eu sou, e a racionalidade deve estar à flor da pele, sobretudo agora.

O ser humano é intríseco a sociedade, sem ele, ela não existe, sem ela, ele não vive. O jeito é compreender meus sonhos e lutar por eles, talvez um bom cargo com a faculdade que cursei, um emprego que me permita estudar o que gosto e montar uma família, composta por: uma mulher nem muito bonita, nem muito feia, um menino e uma menina.

E tudo que leva à vaidade, ao ódio, ao consumismo e a hipocrisia que eu consiga jogar no lixo e ensinar tudo que aprendi aos meus pimpolhos.
Sei que a música ficou de lado, mas, ela também é acessória ao disco, por incrível que pareça.

1- Setting Forth
2- No Ceiling
3- Far Behind
4- Rise
5- Long Nights
6- Tuolumne
7- Hard Sun
8- Society
9- The Wolf
10- End of the Road
11- Guaranteed

Link: http://www.*4shared.com*/file/SMfINITO/_2007__Eddie_Vedders_Into_The_.htm

2 comentários:

  1. acompanhe, rumo aos próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é maravilhoso, a trilha sonora acompanha AO LADO! União feita sobre medida especial pelo Eddie Vedder! Muito muito bom!

    ResponderExcluir