terça-feira, 19 de abril de 2011

Roberto Carlos - Em Ritmo de Aventura [1967]

Hoje é um dia muito importante, Roberto Carlos completa 70 anos de vida.

Já disse aqui que fico impressionado com a capacidade de algo, alguém, ideologia ou qualquer tipo de expressão humana enraizar-se definitivamente dentro de uma cultura durante anos, décadas e séculos. Em contexto global, nada nem ninguém superará os Beatles. Em contexto nacional, nada nem ninguém superará Roberto Carlos. Em popularidade e influência musical, arrisco-me dizer que RC que pelo conjunto da obra, seja o maior músico brasileiro da história. Pontos para isso são muitos.

O surgimento da Jovem Guarda nos anos 60 e a fase romântica dos anos 70, minhas preferidas, causaram um impacto tremendo na música popular brasileira. Daquela época em diante, todo mundo quis fazer um rock´n´roll tupiniquim que nem Roberto ou falar de amor que nem ele. A simplicidade da explosão de sons e sentimentos foram importantes para consolidar sua posição diante do imaginário do povo brasileiro. Contudo, essa eternização foi consideravelmente ajudada pelo falo de Roberto Carlos ser politicamente correto e ter um ótimo relacionamento com a imprensa. E isso, caro amigos, ajuda, e ajuda muito.

Considero que similarmente a ele em termos de influências musicais está Chico Buarque de Hollanda. Se Roberto é Maradona, Chico é Pelé. Mas, por que Chico só é lembrado por pseudos-intelectuais de meia tigela que nem eu? E RC é aclamado em especiais de fim de ano anualmente?

A resposta é simples: política.

Quando a ditadura era ferrenha e o pau comia, Chico bradava liberdade, era preso e exilado. Roberto tinha programa na Globo e não tocava no assunto. Mas, sou um dos poucos que não o critica por isso. Todos tem o direito de falar ou de ficarem calados, e ninguém tem nada haver com isso. Enfim, com o passar do tempo, RC cada vez era mais bem visto pela Vênus Platinada do que Francisco Buarque, é muito mais fácil se associar a alguém carismático, apolítico e correto como Roberto do que arriscar no samba agressivo politicamente e contestador como o de Chico. Talvez o próprio Francisco tornou essa postura como meio de defesa perante a uma exposição pública, nem todo mundo quer ser visado por 120 milhões de pessoas, eu, propriamente, sou como ele.

São músicas diferentes em sujeitos diferentes.

Contudo, Roberto criou em 50 anos uma áurea de Deus sobre ele, de forma merecida. Seus discos e especiais, dizem os mais velhos, quando lançados, eram capazes de levar multidões as lojas, efeito similar apenas a jogos do Brasil na Copa do Mundo. Elejo aqui, o meu preferido.
'Em Ritmo de Aventura' traz clássicos que ecoam e ecoarão pelos corações de toda a população, aqui existe 'Como é Grande Meu Amor Por Você', 'Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo' e 'Ciúme de Você' (Por Deus, deveriam prender o Raça Negra) e 'Quando'.

Um grande presente de aniversário aparecer por aqui em seu dia, espero que o Rei fique orgulhoso.

01- Eu Sou Terrível
02- Como é Grande o Meu Amor Por Você
03- Por Isso Corro Demais
04- Você Deixou Alguém a Esperar
05- De Que Vale Tudo Isso
06- Folhas de Outono
07- Quando
08- É Tempo de Amar
09- Você Não Serve Pra Mim
10- E Por Isso Estou Aqui
11- O Sósia
12- Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim

Link: http://www.*fileserve.com/file/uSd6j68

De quebra, a primeira aparição de um músico em um 'Rooftop', porque os Beatles não foram os primeiros a subir em um telhado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário