terça-feira, 3 de maio de 2011

Dado Villa Lobos - MTV Apresenta: Dado Villa Lobos e o Jardim de Cactus [2005]

Dia 14 de maio desembarca em Caruaru, tomara que com muito menos chuva, uma lenda viva do rock nacional brasileiro. Dado Villa Lobos hoje tem 45 anos, com idade pra ser meu pai, chega aqui em uma turnê com Tony Platão, em homenagem a Legião Urbana. Banda em que foi guitarrista de 1983 até seu fim. Dica para os organizadores do show, é bom ter sempre um chocolate na mão, que o cara é diabético.

Na verdade, é aquela velha tentativa de entoar clássicos para os fãs e angarear recursos com isso, o que eu, em plena consciência, ajudarei. Acho um puta desperdício, entre outras razões, porque o considero um músico e instrumentalista inteligente, que poderia iniciar uma bela carreira solo, ao invés de se enfurnar nesses projetos de gravadora. Mas, quem sou eu pra criticar uma carreira alheia, hein?

Dado é sobrinho-neto de Heitor Villa Lobos, o maior compositor clássico brasileiro da história. Vindo de uma família de aristocratas, nasceu em Bruxelas na Bélgica, com certidão de nascimento de Eduardo Dutra Villa Lobos. Com parte da família de diplomatas, veio morar em Brasília. Brasília é hoje reverenciada como berço de todo uma geração do rock nacional, praticamente todas as bandas que de lá saíram naquela época fizeram algum tipo de sucesso, dos Paralamas do Sucesso, a mais consolidada, como a Plebe Rude, a mais esquecida. Ou seja, se você tinha 18 anos em meados dos anos 80, era cool ser do Distrito Federal. Por que era, eu não tenho muita idéia, semprei achei uma cidade marcada pelo cinza e pela sem gracice, uma planície que é sinônimo de escândalo e domícilio atual do Tiririca.

Deixando o bairrismo de lado, a grande produção cultural da sexagenária capital é sem dúvida, o rock dos anos 80. A banda estopim do movimento era o Aborto Elétrico, liderado por Renato Russo, Ico Ouro Preto, Flávio e Fê Lemos. A primata que daria origem a Legião Urbana e ao Capital Inicial. Com a saída de Russo, em meados de 1981, levaria Ico Ouro Preto com ele para formar um novo grupo, junto com Marcelo Bonfá. Era o embrião da Legião Urbana. Quando restou recém-assinada com a EMI para lançar o primeiro LP, Ico pulou fora, e aparecia Dado para formar o quarteto com Renato Rocha 'Neguete' e traduzir para todo um país o fenômeno que acontecia em terras planaltinas já há um bom tempo. Na década de 90, tacou Renato Russo:

"O Dado estava tocando com o Dado e o Reino Animal, mas ele não sabia tocar guitarra direito. Não sabia mesmo. Ele teve de aprender a tocar guitarra para tocar com a Legião. Em duas semanas, ele aprendeu a tocar nove músicas. No primeiro show, a gente tocou Ainda é cedo, e ele praticamente nunca tinha visto uma guitarra. A gente ficava: “Faz barulhinho”. Daí é que saiu o solo.''

Mas, chega de Legião Urbana. O projeto que acho mais legal na carreira desse guitarrista é sem dúvida seu único disco solo: MTV Apresenta - Dado Villa Lobos e Jardim de Cactus. Um CD quase experimental na vida desse belga-brasileiro, onde a voz aparece e as composições próprias também. Não o vejo com a capacidade de um hitmaker como Frejat, mas, é um trabalho de boa qualidade. Longe de ser o desastre do disco solo de estréia de Marcelo Bonfá, o qual eu acho de extrema infelicidade, Dado aparece com estilo, saindo da sombra de um dos maiores e mais adorados músicos do rock brasileiro.

Para alguém com a personalidade discreta, talvez seja preferível continuar pelas sombras relembrando antigos sucessos, mas longe de uma comparação exata, talvez fosse a hora de deslanchar um lado George Harrison de ser, soltando as amarras de andar ao lado de uma grande figura. Para muitos isso é extremamente sufocante, pra alguém que rejeita os holofotes como eu, é deveramente compreensível.

01- Dois Ouvidos
02- Jardim de Cactus
03- Diamante
04- Dias
05- Cores em Mim
06- Como Te Gusta
07- Luz e Mistério
08- Quase Nada
09- Natureza
10- Nos Lençóis
11- Laufunk
12- Faveloura & Lov
13- The Guns of Brixton
14- Conexão Amazônica

Link: http://www.*4shared.com*/file/CeTdMV70/Dado_Villa-Lobos_-_2005_-_MTV_.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário