quinta-feira, 12 de maio de 2011

Thiago Pethit - Berlim, Texas [2010]

Muitos, de forma errônea e estúpida, alegam que concorrem a um sonho de 'se tornar artista'. Esquecem, de forma evidente, que não se depende de nenhum ato para se tornar artista que não seja propriamente fazer arte. Não precisa-se adentrar a um BBB, nem aparecer na Caras, Contigo e o caralho a quatro, basta fazer arte.

Mas, muitos que tentam, falham, e não é porque não foram escalados para uma novela global, e sim, não conseguem serem artistas por não terem a arte dentro de si, seja ela qual for.

E eu estendo isso além-mar, chegando a música. Qualquer pessoa, repito, qualquer pessoa pode se tornar músico. Basta combinar harmonia, melodia e ritmo com alguma métrica minimamente alinhada, e há uma composição, há um objeto de um sujeito que pode ser considerado músico, e, consequentemente, artista. Por que toquei nesse ponto? Porque é necessário pra entender a carreira desse cabra aí.

Thiago Pethit, em uma forma bem peculiar, não tinha muito haver com música. Filho de atores de teatro, o palco sempre foi sua pedida, até meados da tenra idade dos 20 anos. Após cantar uma música da amiga Tiê (Tiê, aquela que eu acho uma mulher do caralho), despertou algum sentido para se inclinar para o lado musical. Meio que: '- é, até que não faço isso muito mal'. A partir desse momento, uma ida à Buenos Aires mudaria sua vinculação profissional. Para ele, a influência de Tiê foi determinante:
"Super importante porque com ela eu descobri um jeito de fazer música que tinha a ver comigo. Quando eu a conheci, ela estava começando o seu trabalho e já tinha uma coisa tão autoral, que me soava muito diferente do que vinha sendo feito, que eu acho que o meu insight, a minha identificação, foi uma coisa meio por aí. Ela foi fundamental. Ao mesmo tempo, ela foi uma pessoa que me empurrou um pouco pra começar a trabalhar com música. Ela acabou sendo a minha caixinha de pandora."

Chegando na terra de Maradona, estudou em um curso intensivo de música sobre tango, mesmo sendo ator e aluno de curso superior de Literatura. O ato despretensioso despertou o interesse, partindo para as primeiras composições, que ele classifica como sendo todas advindas do mero ato de 'bater os pés e as mãos'. É assim, senhoras e senhores, que nasce um músico.

A partir daí, a evolução foi rápida, voltando ao Brasil conseguiu formar 3 canções e partiu para a gravação do primeiro EP, em 2008, chamado de Em Outro Lugar. A boa receptividade entre a crítica o animou para dar um passo maior, passo esse que poderia ser bem maior que as pernas.

O projeto com Tiê já rolava, e juntado R$25.000,00, Thiago arriscou gravar esse cd que aparece aqui: Berlim Texas. Um pulo do gato. O álbum produzido por Yuri Kalil, o mesmo que tacou o dedo em Uhuuu do Cidadão Instigado trouxe uma forma consolidada e madura ao som que já existia. Não era mais brincadeira, a coisa tinha ficado séria, e as influências dos amigos, de Tow Waits, e da música francesa foram determinantes para um som melancólico, romântico e simples. Três palavras que me aliam diretamente ao que é emitido.

Eleito pelo The Guardian como uma das promessas do ano de 2011, fazendo referências a Leonard Cohen e Seirge Gansbourg, Thiago Pethit de uma família de atores entra determinantemente entre a nova safra da música brasileira, moderna, dinâmica, aliando o mainstream e o alternativo com a grande ajuda da internet.

01- Não Se Vá
02- Mapa-Mundí
03- Forasteiro
04- Sweet Funny Melody
05- Voix De Ville
06- Fuga Nº1
07- Outra Canção Triste
08- Birdhouse
09- Nightwalker
10- White Hat
11- Don´t Go Away

Link: http://www.*4shared.com*/file/QSCNwLks/Thiago_Pethit_-__2010__Berlim_.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário