quinta-feira, 19 de maio de 2011

Especial Nação Zumbi - Parte 2: Chico Science & Nação Zumbi - Afrociberdelia [1996]

Continuando essa saga sobre alguns momentos da maior banda da música pernambucana, tão aguardada como: 'O Império Contra-Ataca', é a segunda parte desse especial.

Com a gravação de Da Lama Ao Caos, Chico Science & Nação Zumbi saíram do patamar de fudidos em ascensão, para se tornar fudidos no mainstream. Isso alavancou consideravelmente o olhar nacional acerca de Pernambuco.

O primeiro disco, instituiu de forma pulsante o Manguebeat por várias veias nacionais, impulsionando um pólo cultural em Recife que há vários anos já parecia ter sucumbindo a alguma paralisia.

Ao contrário do primeiro cd, Afrociberdelia representa um know-how acerca do som dessa galera, entenda que quando entraram no estúdio de Liminha, ninguém tinha uma noção muito adequada de como gravar aquela mistureba musical que aparecia aos olhos, foi tudo feito na base da intuição, da adequação, no improviso. O jeitinho deu certo, mas, não era sempre que se poderia arriscar daquela forma, não quando se tem objetivos maiores.

Para esse segundo cd, foi fundamental a presença do DJ Eduardo BID, que contribuiu no amadurecimento do som da turma, encontrando a melhor forma de influenciarem a própria condução da gravação.

Pois bem, o título de antemão já é sugestivo. Afrociberdelia representa a conjunção de 3 fatores essenciais na conjuntura da banda: Afro - música africana, basicamente com a contribuição do som de gente como Fela Kuti e Manu Dibanco; Ciber - a tecnologia e a cibernética como aliados nos processos de gravação e execução, a antena no meio da lama; Delia - o sufixo de psicodelia, a viagem musical por entre novos conceitos e sons, com nuâncias do rock progressivo inglês dos anos 60. Na voz do próprio Chico:
''Um amadurecimento da banda, das viagens que a gente teve, das músicas que a gente escutou, da preocupação que a gente veio tendo depois do lançamento de Da Lama Ao Caos. De escutar o disco, fazer os shows, ver o que pode melhorar no nosso som, como dar uma timbragem nova aos tambores. O que é que a gente pode melhorar em tudo, no geral. Realmente nós demos uma sofisticada no nosso som mesmo. É por isso que obtivemos esse resultado bem legal e bem consistente do Afrociberdelia.''

Essa originalidade pautou toda a condução e amadurecimento do som da banda, havia agora um sentido, um objetivo, uma carreira em consolidação, levando a bandeira pernambucana de volta ao grande cenário musical. A responsabilidade era grande, e eles tinha que ter ciência disso.

Infelizmente, Science não continuaria mais no projeto, em 1997, seu Fiat Mille encontrou um poste e a vida do maior músico pernambucano dos últimos 20 anos teve um trágico fim. Além de implacar 2 discos entre os 100 maiores da música brasileira, segundo a Rolling Stone, a família de Chico ainda recebeu a maior indenização paga por uma indústria automobilística no país, em 2007.

Como a Nação Zumbi seguiria sem seu líder, é o que a gente vai ver no próximo post.

Mateus Enter
O Cidadão do Mundo
Etnia
Quilombo Groove
Macô
Um Passeio no Mundo Livre
Samba do lado
Maracatu Atômico
O Encontro de Issac Asimov com Santos Dumont no Céu
Corpo de Lama
Sobremesa
Manguetown
Um Satélite na Cabeça
Baião Ambiental
Sangue de Bairro
Enquanto o Mundo Explode
Interlude Zumbi
Criança de Domingo
Amor de Muito
Samidarish
Maracatu Atômico (Atomic Version)
Maracatu Atômico (Ragga Mix)
Maracatu Atômico (Trip Hop)

Link: http://*www.4shared.com*/file/PgWLR64P/Chico_Science_e_Nacao_Zumbi_-_.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário