sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tiê - A Coruja e o Coração [2011]

Que Tiê é uma mulher do caralho, eu já disse por aqui. Dona de uma voz doce, simplória e apaixonante, apareceu muito bem com seu disco de estréia, Sweet Jardim. 2 anos depois, era inevitável que um segundo cd seguisse a mesma levada do primeiro e entusiasmado disco.

Mas, é engraçado como a vida nos acoberta com milhões de eventos diferentes, e, de certa forma, somos totalmente contagiados por eles. Num espaço curto de tempo, uma gravidez, o aparecimento no novo cenário da música brasileira e o convívio com novos parceiros musicais, transformaram a atmosfera e a execução de sua própria musica, propiciando uma outra concepção para novas canções.

É assim que A Coruja e o Coração difere em vários pontos de Sweet Jardim, não que divergir seja algo errado, as mudanças quando pautadas em uma essência duradoura é correspondente sempre de um senso de equilíbrio e racionalidade.

Por isso, esse cd apesar de ter rodado pouco nos meus mp3s da vida, merece um lugarzinho apertado por aqui. A figura da cantora solitária, angustiada e se referindo por muitas vezes ao amor como algo frio e distante, desaparece nas novas baladas.

A presença da filha já é explícita na primeira faixa, ‘Na Varanda da Liz’, composta por João Cavalcanti do Casuarina. A partir daí, o disco se enche de vida com a presença de versões de uma turma legal, como ‘Só Sei Dançar Com Você’ da Tulipa Raiz e ‘Mapa Mundi’ de Thiago Pethit. A banda acompanha Tié em todas as faixas, seguindo as participações especiais de gente como o gringo Jorge Drexler em ‘Perto e Distante’.

Aquele minimalismo tão reverenciado por mim, é deixado um pouco de lado com a presença constante do violão e do banjo, mas, o detalhismo ainda é marca registrada, nada de frescura, playbacks, samplers ou coisa do tipo, é música saída da alma, com pintadas corporais de sinceridade. Um disco mais solto, leve e aberto, explicitamente identificado com as nuâncias das mudanças em nosso dia-a-dia (Coloco dia-a-dia ainda com hífen, acho essa nova reforma ortográfica de muito mal gosto).

Tomara que essa mulher do caralho continue me surpreendo, afinal, por ela, até ‘Você Não Vale Nada’ eu finjo que não vejo.

01 - Na Varanda da Liz
02- Só Sei Dançar Com Você
03- Piscar o Olho
04- Perto e Distante
05- Pra Alegrar o Meu Dia
06- Já é Tarde
07- Mapa Mundi
08- For You And For Me
09- Hide And Seek
10- Você Não Vale Nada
11- Te Mereço

Link: http://www.*4shared.com*/file/nPW5pSG7/Ti_-_A_Coruja_E_O_Corao_2011.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário