Se Clapton é o Deus da guitarra, esse homem é o diabo. Nunca existiu ninguém que dominasse uma guitarra como James Marshall Hendrix, esse afro-americano superou a barreira entre os mortais e o absurdo. Reza a lenda que Eric Clapton e Peter Townshend após verem uma apresentação do americano quase largaram o nobre ofício, por se sentirem totalmente incapacitados em realizar outra perfomance como aquela. Afirmam alguns que a mistureba cultural que Jimmy apresentava era fruto de sua ascendência negra e indígena.
Pois bem, fortemente influenciado por blues e jazz moderno, ninguém nunca fundiu esses ritmos com psicodelismo e rock´n´roll como ele, a mistura que 'Hey Joe' apresenta pra mim em hipótese alguma foi superada em quase 60 anos dessa nobre classe musical. Are You Experienced é a estréia de Hendrix no mundo da música, e nada, (talvez só os Beatles) causaram mais impacto que ele.
Em um rock almofadinha e puramente correto, a aparição de um negro tocando guitarra loucamente empunhando uma ideologia de porra louca foi de chocar muita gente. Talvez, foi justamente o que Hendrix queria, ele não estava nem aí pra ninguém. Especialistas, deixando de lado eu, claramente, consideram que ele foi o pai da microfonia, o pai da distorção, introduzindo amplificadores distorcidos e o pedal wah-wah. Só pra se ter um exemplo, algo como In Utero do Nirvana nunca teria existido senão fosse esse cara aí.
The Jimi Hendrix Experience era ainda formado por Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na percussão, bateria e backing vocals, esse disco de estréia só foi barrado na parada americana, pelo pasmem, 'Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band', nada mal, han? Posteriormente, apresento aqui mais dois álbuns da trilogia desse trio.
01- Foxy Lady
02- Manic Depression
03- Red House
05- Love of Confusion
06- I Don´t Live Today
07- May This Be Love
08- Fire
09- Third Stone From The Sun
10- Remember
Nenhum comentário:
Postar um comentário