quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Humberto Gessinger - No Bar Woodstock [2000]

Quem é fã desse cara, tem que ter esse áudio. Em 2000, Humberto Gessinger ainda engajado com os Engenheiros do Hawaii, pós-realização do show épico do disco 10.000 Destinos, realiza um show sozinho, de voz e violão no bar Woodstock em São Paulo. No repertório vários clássicos da banda de composição do próprio além de pout-porris de bandas que fizeram seus gostos desde adolescente, de Pink Floyd até Zé Ramalho. Um clássico.

Essa época os Engenheiros já não eram mais Engenheiros, a Santa Trindade composta por Gessinger, Licks e Maltz há muito tempo não existia e tudo se resumia ao galego. Ele é, e era, os Engenheiros do Hawaii. Esse gessinger-centrismo já fazia parte da banda e para nós, hoje em dia, é normal considerarmos a mutabilidade dentre os integrantes da banda. A manutenção da mesma turma que realizou o Acústico MTV de 2004 até o show dos Novos Horizontes parece de se não acreditar.

Muitos argumentam o formato clichê que ele imprimiu em seu repertório hoje, desde o último disco de estúdio, o Dançando no Campo Minado de 2003, alegam que isso representou um retrocesso na carreira dele e da banda. Apesar de entender o que muita gente quer dizer, não consigo concordar com isso. Humberto Gessinger sempre foi pra mim um ídolo, e isso faz o meu ponto de vista ser contaminado por nuâncias de fã, sempre obscurecendo algumas verdades doídas. Mas, é assim quando se gosta, seja do que for ou de quem for.
O fato é que o galego desde os seus 20 e poucos anos é ligado a música simples e acústica. Em 1993, na crista da onda, a banda lançou seu segundo disco ao vivo em um Teatro com uma orquestra regida pelo Wágner Tizo. Talvez o único motivo pra HG ter largado o baixo, a faixa nos cabelos e os pulos no palco foi o efeito mais simplório e implacável que pode afetar o ser humano. A idade. É, a idade, ele hoje é um coroa, tem canal no dente de ouro, rugas e bigode. O meu ídolo pulando enlouquecido, em pleno Rock In Rio, com um baixo com a bandeira do Brasil, morreu. Morreu, porque significa uma fase, uma fase que todas as pessoas tem em suas vidas, e que um dia, se vai.

Por essas e outras, prefiro curtir a nova fase, mais calma e tranquila, não me deixando esquecer de tudo que já fez, de tudo que eu já idolatrei. Porque apesar de morrermos a cada dia, as obras que fazemos sempre continuarão belas, sempre seguirão aqueles que se deixarem se levar por elas.

01- Welcome To The Machine/Have a Cigar
02 - Eu que Não Amo Você
03 - Negro Amor/Avohai
04 - Eternas Ondas/À Perigo
05 - Quando o Carnaval Chegar
06 - Toda Forma de Poder
07 - Ilex Paraguienses/Alívio Imediato
08 - Refrão de Bolero
09 - Vozes
10 - A Montanha
11 - Muros e Grades/O Preço
12 - Terra de Gigantes/Quanto Vale a Vida?
13 - Crônica
14 - A Cidade em Chamas
15 - Números
16 - Infinita Highway
17 - 3x4
18 - Ouça o que Eu Digo, Não Ouça Ninguém
19 - Parabólica
20 - Wish You Were Here
21 - Perfeita Simetria/O Papa é Pop
22 - Ando Só
23 - Nunca se Sabe
24 - Seguir Viagem/A Revolta dos Dândis
25 - Pra Ser Sincero

Link: http://*www.4shared.com*/file/soaL0EpS/Humberto_Gessinger_Solo_-Wood.htm

8 comentários:

  1. Tiago, não sei se vc vai ler isso, mas vale a pena tentar. Estou procurando esse cd a muito tempo, mas o link não está dando certo. Tem como upar de novo? Muito obrigado!!
    ramon.freire.@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.4shared.com/rar/soaL0EpS/humberto_gessinger_solo_-_wood.html
      Ramon, baixei esse aí. Tá certinho.

      Excluir
  2. Que texto incrível!! Que maneira de ver a vida simples e sem drama.

    ResponderExcluir
  3. Rola um (re)upload? O link ta quebrado... Eu confesso, sinto falta demais da "rockitude" Humbertiana, apesar de EDW nunca ter sido uma puta banda de rock (sonoramente falando). Qnd Humberto pega a porra daquela sanfoninha ou começa com as coisinhas melosas, chega me dá uma pontada no cu. Mas aprendi a encarar as tais "mortes" que citou. São cíclicas, são necessárias e sao de cada um. HG pode gravar com uma banda de pagode, funk ou similar, pois ele não "nos deve" mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.4shared.com/rar/soaL0EpS/humberto_gessinger_solo_-_wood.html

      Manda ver!

      Excluir
  4. Ola... Rola um Re Re-Upload? Achei fera demais seu ponto de vista e concordo super. Adoaria ter acesso a este AUDIO. Se puder compartilhar novamente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Link quebrado novamente, se puder compartilhar novamente...

    ResponderExcluir