sábado, 18 de junho de 2011

Black Sabbath - Paranoid [1970]

É isso aí macacada, vamos falar de discos.

Nunca tive muito tesão por heavy metal, acho algumas bandas consagradas como Angra irrelevantes. É, irrelevantes. Aquele compasso rápido ao estilo Top Gear parece-me tão vazio quanto um hardcore contemporâneo. Sabe como é, gostos. Mas, admiro duas bandas desse gênero, que com certeza passarão por aqui. A primeira é o Black Sabbath, uma das fontes do metal.

Se você é algum preconceituoso religioso de meia tigela, considera que o rock é fruto do diabo e que qualquer cabeludo vestido de preto andando em sua direção na rua é uma alma penada que está pagando seus pecados ao custo dos seus ouvidos de santidade.. Bem, os responsáveis pela criação dessa sua idéia, foram o Black Sabbath. No final da década de 60, Ozzy Osbourne, Bill Ward, Tony Iommi e Greeze Bluter mudaram o conceito do rock´n´roll da época, trazendo aos cabeludos fãs de solos de guitarras quilométricos a noção do que era o blues.

De Birmigham, Inglaterra, se aliaram ao Deep Purple e o Led Zeppelin como pais do que consideram como a vertente mais extremista do rock´n´roll, meio que uns xiitas do ritmo, em sua versão mais estereotipada. A história conta que Ward e Iommi responderam a um chamado de um vocalista locão da pequena cidade inglesa, chamado Ozzy Osbourne. Como Ward era fã de filmes de terror, ao assistir uma película italiana, traduzida para o inglês como 'Black Sabbath', via ali um nome ideal para a banda.

A partir daí, começava uma temática sombria e aliada ao misticismo pagão em seu disco de estréia, só alternando um pouco com a chegada de Paranoid. O Paranoid é do caralho, dentre outros motivos pelo que Ward e Iommi fazem nas faixas. A bateria e os riffs seguros dos dois, traduzem uma originalidade que ainda não havia pisado no rock. Osbourne ainda sem nenhuma sequela do uso maciço de drogas, canta canções sobre a guerra do Vietnã, chutando o pau da barraca e chamando os responsáveis pela desastrosa investida americana e britânica no Oriente de 'Porcos da Guerra' em 'Wars Pigs'.

Aliada ao lado político, aparecem uma boa dose de ficção científica, em 'Iron Man', em conjunto da abordagem das consequências do uso de entorpecentes em 'Hand Of Doom'. Ou seja, se você fosse um jovem ocidental no começo dos anos 70, você iria enlouquecer por esse disco. E realmente, foi o que aconteceu.

Com ele, o Black Sabbath chegou a décima segunda posição das paradas americanas. A tradução da essência do 'lado negro' do rock, ficaria pra sempre, reservada a esses ingleses.

01- War Pigs
02- Paranoid
03- Planet Caravan
04- Iron Man
05- Eletric Funeral
06- Hand Of Doom
07- Rat Salad
08- Fairies Wear Boots

Link: http://www.*fileserve.com*/file/Rdc3Mwf


Nenhum comentário:

Postar um comentário