quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Beck - Sea Change [2002]

Tava na hora de falar inglês por aqui. Começarei por Beck. Quem é Beck? Bem.. se você conversar com algum jornalista musical, ele vai-lhe responder que é um cantor americano que gosta de 'bossa nova'. Essa definição pode aparecer em 10 de 10 conhecedores. É aquela velho conceito de estrangeiro no Brasil, basta ele elogiar algum aspecto de nossa cultura, da mpb ao funk carioca, que ele é legal. Se ele critica, então ele não presta. Pelo menos Beck já começa com um bom pressuposto.

Filho de atriz e músico americano de raiz, cresceu envolto a música. Com uma grande influência do folk americano, aos 14 já tocava e compunha. Em Nova York, um pouco mais tarde, conhece o punk e o hip hop. Essa convivência com um multifaceado ambiente de sons o fez desenvolver o gosto pela mistura, e o desenvolvimento de vários instrumentos. Talvez por isso se sinta bem com a música brasileira, a sopa cultural que nós emitimos. É esse caldeirão que ele apresenta no seu disco mais conceitual, 'Odelay' de 1996, uma mistura louca de vários elementos pouco ouvida e apreciada por mim. Da primeira vez que ouvi, não gostei, aprecio as misturas, mas ainda aprecio um padrão, ainda acho meu ouvido por demais mercadológico.

Mas, não é de Odelay que eu trato, é de Sea Change. Nesse disco, lançado em 2002, o folk aparece com força total. Melodias intimistas e introspectivas aliadas a belos arranjos, um disco muito bem produzido. Para gravação, apareceu o Flaming Lips, os mesmos que rodaram os EUA tocando esse disco com ele. Como poderia isso dar errado? Uma mudança total de conceitos de um cara acostumado a variações, um disco uniforme baseado em temas banais, como amor, perda e despedida. Destaque para a clássica 'Golden Age' e 'Lost Cause'. Uma sensação de alívio, como se após a dor brotasse a esperança.

1. The Golden Age
2. Paper Tiger
3. Guess I´m Doing Fine
4. Lonesome Tears
5. Lost Cause
6. End Of The Day
7. It´s All In Your Mind
8. Round The Bend
9. Already Dead
10. Sunday Sun
11. Little One
12. Side Of The Road
13. Ship In The Bottle

Link: http://www.*4shared.com*/file/I9ConVYX/Beck_2002_-_Sea_Change.htm

Um comentário:

  1. Esse disco é fantástico. Suas letras são muito profundas e intensas. Eu me identifico muito com ele.

    ResponderExcluir