segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Discos da Minha Vida: Engenheiros do Hawaii - Ouça o Que Eu Digo Não Ouça Ninguém [1988]

Talvez, uma das coisas mais impactantes que já ouvi. 1988, Humberto Gessinger, Augusto Licks e Carlos Maltz lançam essa bomba. Eu, ainda nem era nascido, no máximo já concebido, vai saber..

'Ouça o que eu digo! Não Ouça Ninguém!' tanto musicalmente quanto em suas letras é imperativo, forte, chuta o balde, escancara conceitos. Se eu pudesse atrelar esse disco a alguma fase que qualquer pessoa passaria, ele é perfeito para uma fase explosiva adolescente (mesmo que eu continue a escutá-lo até hoje). Traz o vigor que a idade demonstra com a consciência da passagem e do mundo a sua volta: 'o que nos devem, queremos em dobro, queremos agora'.

Nada é muito bonito, muito concreto e pouco sentimento existe ao nosso redor, mas, de alguma forma é preciso levantar a cabeça e seguir em frente, jogando e brincando com os elementos. Versos parecem conselhos: 'é preciso ter coragem, é preciso estar sozinho, é preciso trair tudo e trazer a solidão. eu sei que eles tem razão, mas, a razão é só o que eles tem.'

A filosofia ou qualquer coisa que Gessinger quis trazer nesse disco marcaram vários traços distintos da minha personalidade. A consciência da individualidade, uma fé cega e um imediatismo concreto a várias questões da vida me acompanham graças a essa obra: 'sei que parecem idiotas, as rotas que eu faço, mas eu tento traçá-las eu mesmo'.

Crescemos com uma inocência e uma pureza irritante, ao chegar perto da vida adulta e com a responsabilidade batendo em sua porta junto com uma invasão de sentimentos, prazeres e sentidos: 'um dia me disseram, que as nuvens não eram de algodão.'

Também fica explícito a vontade de quebrar conceitos e bordões. Afinal, nada nesse mundo tem o mínimo de sentido, as verdades indubitáveis são apenas elementos convencionados, a desconfiança e a necessidade de outro ponto de vista aparecem em: 'desde quando errar é humano? desde quando humano é normal? desde quando errando é que se aprende?
Se eu sou tão ansioso e insuportável como hoje, agradeço muito a ele.

Se fosse destacar um verso do disco, destaco esse: 'na hora H, no dia D, na hora de pagar pra ver, ninguém diz o que disse: 'não era bem assim..' Como não notar esse traço na personalidade humana? Na hora da onça beber água, como diria vovô, quantos permanecem? Quantos aceitam a briga e compram suas ações e palavras? Talvez esse foi o maior ensinamento. A verdade a ver navios, onde já se viu?

Se por acaso hoje sou sonhador, tenho consciência da necessidade de um pouco de personalidade e individualidade e tenho idéia das grandes merdas que existem em nós e ao nosso redor, devo eternamente a essa obra dos Engenheiros do Hawaii, em sua melhor formação, um disco da minha vida, sem dúvida.

  1. "Ouça O Que Eu Digo: Não Ouça Ninguém"
  2. "Cidade Em Chamas"
  3. "Somos Quem Podemos Ser
  4. "Sob O Tapete" (Humberto Gessinger; Augusto Licks)
  5. "Desde Quando?"
  6. "Nunca Se Sabe"
  7. "A Verdade A Ver Navios"
  8. "Tribos E Tribunais" (Humberto Gessinger; Augusto Licks)
  9. "Pra Entender"
  10. "Quem Diria?"
  11. "Variações Sobre Um Mesmo Tema" (Humberto Gessinger; Augusto Licks)
Link: http://www.*4shared.com*/file/M6ktsvgq/Engenheiros_do_Hawaii_-_Oua_O_.htm

2 comentários:

  1. Muito legal todos os álbuns deles são ótimos!

    ResponderExcluir
  2. Esse título é muito forte "Discos da Minha Vida" e essa escolha foi perfeita!!!!

    ResponderExcluir