sábado, 29 de janeiro de 2011

Discos da Minha Vida: Oasis - Definitely Maybe [1994]

O melhor disco do Oasis não é este, é, realmente não é. Mas, o Definitely Maybe fala além-mar pra mim, pois foi o primeiro que escutei. É o álbum de estréia de uma das maiores bandas que eu já ouvi, e isso é deveras importante, pelo menos pra mim. A guitarra blues de Noel e a voz rasgada de Liam estão em sua plena forma, afinal, eles eram ainda jovens magrelos, sem muito álcool e drogas, não ainda.

A formação do disco é a original, com os Gallaghers, Bonehead, Tony McCarroll e Paul McGuigan. McCarrol nem a turnê do disco terminou, era totalmente dispensável e passou a não se dar bem com Liam. O que não é descrédito para o baterista, se nem o irmão do próprio conseguia segurá-lo, quanto mais um desconhecido. O cômico da saída de Tony foi o seu enterro na versão britânica de Live Forever. Adiós, amigo.

Como não considerar um disco da minha vida, se a terceira faixa pertence a 'Live Forever', talvez umas das canções pop´s mais sensacionais da história, que deixaria qualquer John Lennon de queixo caído. Afinal, a criatura nesse momento, superou o criador. Nas palavras do próprio: " - As pessoas diziam para mim que depois de "Live Forever", onde você vai ir depois disso ? .. E eu era assim, eu não acho que seja bom. Eu acho que é uma música do caralho, mas eu acho que posso fazer muito melhor." Ele chegou muito perto, com Don´t Look Back in Anger, um cd após.

'Rock´n´roll Star' é uma declaração de afirmação acerca do status da banda, que naquele momento considerava gravar um disco tão grande quanto se tornar uma estrela do rock. Imagine o que ainda vinha por aí.

'Shakermaker' foi composta a partir de comerciais que Noel assistia na tv: "Mr. Clean and Mr. Soft are living in my loft." Personagens de uma empresa britânica de amaciantes. É uma canção entorpecida para ouvintes entorpercidos, mas com uma lucidez ao fundo, como em: 'I´m sorry, but I just don´t know, I know you said: I told you so'.

Up in the Sky e Columbia é minha sequência preferida, ambas pulsam de forma determinante e confiante, o que por muitos anos corroboraram minha personalidade. Se algumas vezes teimo em parecer arrogante, foi com essa banda, e com essas letras. De certa forma, mesmo sendo um merda, temos o direito de sermos 'os merdas': 'Hey yoy, up in the street, you wanna be me, but that couldn´t be.' Ouço quase um sorriso debochado depois desse verso.

Para não ser prolixo o suficiente, encerro com Supersonic, Cigarrettes and Alcohol and Slide Away. Nas duas primeiras, um rock´n´roll pulsante, na terceira uma melodiosa harmonia romântica. Supersonic é daquelas pra se ouvir quando se tem dúvidas de quem se é, ou dos rumos que se está tomando, além de ter uma pegada blues magnifíca. 'I need to be myself, I can´t be no one else.'

Um disco fuderoso, tal como a banda. Energético, positivo e musicalmente rock´n´roll do começo ao fim. Tudo começou assim, um prelúdio do que seria a carreira de uma das maiores bandas de rock da história. E as primeiras composições de um de seus maiores escritores também.

1- Rock´n´Roll Star
2- Shakermaker
3- Live Forever
4- Up in the Sky
5- Supersonic
6- Bring it on Down
7- Cigarrettes and Alcohol
8- Digsy´s Dinner
9- Slide Away
10- Married with Children

Link: http://www.*fileserve*.com/file/SBn4gt3

Um comentário:

  1. Faz tempo que você escreveu esse artigo, mas eu li hoje, e não consigo passar batido. Na minha opinião um CD para mudar a vida de um jovem, assim foi comigo, meu irmão e um grande amigo meu.

    ResponderExcluir